15 de janeiro de 2012

Genética - conceitos gerais


GENÉTICA à É a área da Biologia que estuda a natureza química do material hereditário, o modo de ação desse material e os mecanismos de usa transmissão ao longo das gerações.
Cromossomos à Estrutura encontrada no núcleo celular, sendo formada por uma sequência de DNA que contém vários genes.
Cromossomos homólogos à São aqueles que formam pares, possuem a mesma forma, o mesmo tamanho e genes que determinam o mesmo caráter.
Cromossomos autossomos à São aqueles que são idênticos nos dois sexos e determinam características comuns em homens e mulheres.
Cromossomos heterossomos ou alossomos à São aqueles que diferem nos dois sexos e determinam características que se distribuem diferentemente no homem e na mulher.
Célula diplóide à Células que possuem dois lotes de cromossomos (2n), isto é, pares de homólogos.
Célula haplóide à Apresenta apenas um lote de cromossomos (n).
Gametas à São as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.
Meiose à Tipo de divisão celular em que uma célula-mãe origina quatro células filhas, com número de cromossomos reduzidos à metade. Assim, uma célula-mãe diplóide (2n), por meiose, forma quatro células-filhas haplóides.
Gene à Segmento da molécula de DNA encontrado nos cromossomos, sendo responsável pela transmissão das características hereditárias através da codificação de uma proteína.
Locus gênico à local do cromossomo onde cada gene situa.
Genes alelos à São genes, iguais ou diferentes, que determinam um mesmo caráter e estão localizados em locus gênico correspondentes de cromossomos homólogos.
Gene dominante à É aquele que manifesta o seu caráter mesmo estando em dose simples. É representado por letras maiúsculas. Ex.: A domina sobre a.
Gene recessivo à É aquele que geralmente se manifesta apenas quando em dose dupla. É representado por letras minúsculas. Ex.: a é recessivo em relação a A.
Homozigoto à É aquele indivíduo que apresenta genes alelos iguais para uma dada característica. Ex.: AA, BB, aa, bb.
Heterozigoto à É aquele indivíduo que apresenta genes alelos diferentes para uma dada característica. Ex.: Aa, Bb.
Genótipo à É o patrimônio genético de um ser vivo. É o conjunto de genes de um ser vivo, ou cada par de genes para uma característica em particular.
Fenótipo à É uma característica observável ou detectável, resultante da interação do genótipo com o ambiente.
FENÓTIPO = GENÓTIPO + AMBIENTE
Ex.: cor da pele, cor do cabelo, tipo sanguíneo.
Fenocópia à É a ocorrência de indivíduos com o mesmo fenótipo, porém com genótipos diferentes, sendo uma característica não-hereditária.
Ex.: tingimento dos cabelos, uso de lentes de contato, silicone, diabéticos que utilizam insulina.

Prof. Altamir Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário