15 de janeiro de 2012

Método Científico

ETAPAS DO MÉTODO CIENTÍFICO

1. Observação: análise crítica dos fatos.
2. Questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido.
3. Formulação de hipótese: possível resposta a uma pergunta ou solução potencial de um problema. Uma hipótese científica é feita com base em conhecimentos disponíveis a respeito do assunto.
4. Realização de dedução: previsão possível baseada na hipótese.
5. Experimentação: teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar a experimentação, deve-se trabalhar com dois grupos:
  • Um experimental: aquele em que se promove alteração em um fator a ser testado, deixando todos os demais fatores sem alteração.
  • Um controle: que é submetido aos fatores sem nenhuma alteração. Assim, pode-se testar um fator por vez e comparar os resultados obtidos no grupo experimental com o que foi obtido no grupo de controle. Ocorrendo diferenças entre os resultados do grupo experimental e do controle, elas são atribuídas ao fator que está sendo testado. Não ocorrendo diferenças, pode-se dizer que o fator analisado não interfere no processo em estudo.
Experimentos não se constituem, no entanto, no único caminho para se testarem hipóteses. Elas também podem ser testadas pela simples observação ou pela análise da consistência de sua lógica interna. O uso da Matemática tem permitido a realização de testes equivalentes aos da experimentação, baseados apenas na observação.
6. Conclusão: etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese.
7. Divulgação: descrição de hipóteses, experimentos, dados e discussões de modo que outros cientistas possam repetir o que foi feito, pensar sobre as conclusões que foram tiradas e usar as informações como ponto de partida para novas hipóteses e testes. Os cientistas compartilham informações por meio de publicações (as chamadas revistas científicas), encontros, congressos e comunicações pessoais.

O método científico no cotidiano

            O método científico pode ser aplicado em várias situações de nosso dia a dia. Vamos dar aqui apenas um exemplo, mas você pode encontrar muitos outros.
            Suponhamos a seguinte situação: o carro pára de funcionar no meio da rua.
            Esse é o fato que ocorreu e que observamos. Agora, usando o método científico, vamos tentar entender por que o carro parou.
  • Pergunta ou questionamento: O que será que causou isso?
  • Hipótese: A gasolina deve ter acabado.
  • Verificação da hipótese: Observar o marcador de combustível e verificar quantos quilômetros o carro percorreu desde a última vez em que o tanque de combustível foi abastecido. O marcador está zero, e o carro percorreu quilômetros suficientes para o combustível ter acabado. Coloca-se combustível e o carro começa a funcionar.
  • Conclusão: A hipótese foi corroborada: a gasolina havia acabado.
  

Lopes, Sônia – Biologia – volume único – 1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2005 – p. 12-13

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